sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os Poderes do Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário


A Segurança da Informação assim como áreas ligadas ao universo digital também deve estar em conformidade com as leis locais, regionais, nacionais e etc.. Portanto, posto a seguir uma breve pesquisa sobre os 3 poderes do Brasil e seus respectivos funcionamentos:


Executivo: Poder responsável por executar ou implementar as leis e a agenda diária do governo ou do Estado.



Responsabilidades que fazem parte do Poder Executivo:
  • Aplicar as leis. Para isso, fica a cargo do Executivo órgãos como a polícia, prisões etc., para punir criminosos.
  • Manter as relações do país com as outras nações
  • Manter as forças armadas
  • Administrar órgãos públicos de serviços à população, como bancos.






Objetivo: é elaborar normas de direito de abrangência geral (ou, raramente, de abrangência individual) que são estabelecidas aos cidadãos ou às instituições públicas nas suas relações recíprocas. Dentre suas funções o poder Legislativo deve fiscalizar o Poder Executivo, votar leis orçamentárias e, em alguns casos específicos, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da República ou membros do próprio Legislativo.




Judiciário: A capacidade do poder Judiciário ou poder Judicial é de julgar, de acordo com as leis criadas pelo poder Legislativo. Formado por magistrados (que julgam): Ministros, desembargadores e Juízes.
  

  O post tem como objetivo transparecer a estrutura e função dos 3 poderes, desta forma ficará mais fácil mencionar informações relacionadas as autoridades que também atuam junto a Segurança da Informação e todo este universo de Tecnologia, Internet enfim ao mundo digital.


Um comentário: